Nesta aula vais aprender a reconhecer várias as partes do teu violoncelo e a sua função. Também vais aprender técnicas básicas de manutenção para garantir que teu instrumento permanece em ótimas condições.
Partes do Violoncelo
O violoncelo é um instrumento belamente complexo com muitas partes, cada uma contribuindo para seu som rico. Aqui estão os principais componentes do seu violoncelo:
O violoncelo tem quatro cordas. A primeira (I) é a corda lá, a segunda (II) é a corda ré, a terceira (III) é a corda sol e a quarta (IV) é a corda dó. Elas têm números romanos, começando na corda mais aguda (I) e acabando na corda mais grave (IV).

Aula Interativa: As partes do Violoncelo
O Corpo
- Tampo: Também conhecido como tampo harmónico, é a face frontal do violoncelo onde estão localizados os orifícios sonoros (f).
- Fundo e Faixas: Estas são as laterais e o fundo do corpo do violoncelo, contribuindo para a ressonância do instrumento.
- Buracos F: buracos com a forma da letra f, permitem que o som se projete para fora do violoncelo.
O Braço
- Braço: A longa peça de madeira onde se pressionam as cordas com a mão esquerda para tocar notas diferentes.
A Voluta e as Cravelhas
- Voluta: parece uma cabeça no topo do violoncelo.
- Cravelhas: Utilizadas para afinar o violoncelo; girá-las ajusta a afinação de cada corda.
O Estandarte e o Espigão
- Estandarte: Onde as cordas são fixadas na parte inferior do violoncelo.
- Espigão: O pino de metal que apoia o violoncelo no chão.
As Cordas e o Cavalete
Cavalete: A pequena peça de madeira que apoia as cordas no tampo superior do violoncelo. Ele não está colado, sendo preso pela tensão das cordas.
Cordas: O violoncelo tem quatro cordas, afinadas em Dó (C), Sol (G), Ré (D) e Lá (A).
Os Esticadores
Os esticadores são quatro pequenos parafusos (um para cada corda) no estandarte, que são utilizados para afinar o violoncelo, quando não é necessário alterar muito a afinação das cordas.
As Cravelhas
As cravelhas fazem o mesmo que os esticadores, mas são utilizadas quando é necessário baixar ou subir mais a afinação das cordas.
Estão localizadas no topo do violoncelo, perto da voluta e existe uma para cada corda.